Grupos de Pesquisa
Em 23/12/11 00:06.
Dados básicos | |||||||||
Nome do grupo: Grupo de Pesquisa Pura e Aplicada em Realidade Virtual e Inteligência Artificial | |||||||||
Status do grupo: certificado pela instituição | |||||||||
Ano de formação: 2009 | |||||||||
Data da última atualização: 30/11/2009 14:53 | |||||||||
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Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação | |||||||||
Instituição: Universidade Federal de Goiás - UFG | |||||||||
órgão: Campus Jataí | Unidade: Curso de Ciências da Computação |
Repercussões dos trabalhos do grupo | |||
Este grupo busca a consolidação da pesquisa no estado de Goiás nas áres de Realidade Virtual e Inteligência Artificial. A consolidação da pesquisa promoverá o desenvolvimento tecnológico que está diretamente relacionado a região em que o grupo está sediado. O grupo é liderado pelo doutor em Realidade Virtual (Marcos Wagner de Souza Ribeiro) e vem tendo excelentes resultados nas pesquisas desenvolvidas identificadas nas publicações: * 2005 - Workshop de Aplicações de Realidade Virtual (3 trabalhos) - IASTED PD Phoenix-AZ EUA (1 trabalho) * 2006 - VIII Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2006 (2 trabalhos) - ACM VRCIA Hong Kong - China (1 trabalho) - Workshop de Aplicações de Realidade Virtual (7 trabalhos) * 2007 - IX Symposium on Virtual and Augmented Reality - (3 trabalhos) - Capítulo de Livro (Tecnologias para o desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada) * 2008 - X Symposium on Virtual and Augmented Reality - (7 trabalhos) - MATO GROSSO DIGITAL 2008 - SUCESU-MT (7 trabalhos) * 2009 - XI Symposium on Virtual and Augmented Reality (1 trabalho - 1 capítulo de livro - 1 livro e a coordenação da organização do Pré-Simpósio) - Workshop de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada (10 trabalhos) * Desde o ano de 2008 o líder do grupo Prof. Dr. Marcos Wagner de Souza Ribeiro foi escolhido como um dos sete delegados que representam a comunidade científica de Realidade Virtual do país (CERV - Comissão Especial de Realidade Virtual da SBC). O grupo também é cadastrado na Sociedade Brasileira de Computação e no ano de 2007 realizou o WRVA (Workshop de Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada) nos dias 20 a 23 de novembro. Atualmente o grupo desenvolve o projeto O Uso de Realidade Virtual na Melhoria do Ensino das Ciências Naturais fomentado pela FAPEG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás). |
Linha de pesquisa | |||
Inteligência Artificial | |||
Nome do grupo: Grupo de Pesquisa Pura e Aplicada em Realidade Virtual e Inteligência Artificial | |||
Palavras-chave: Algoritmos Genéticos; Aprendizado; Generalização; Lógica Fuzzy; Reconhecimento de Padrões; Redes Neurais Artificiais; | |||
Pesquisadores:
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Estudantes:
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Árvore do conhecimento:
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Setores de aplicação:
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Objetivo: A inteligência artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. |
Realidade Virtual | |||
Nome do grupo: Grupo de Pesquisa Pura e Aplicada em Realidade Virtual e Inteligência Artificial | |||
Palavras-chave: Ambientes Virtuais; Computação Gráfica; Imersão; Interação; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; | |||
Pesquisadores:
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Estudantes:
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Árvore do conhecimento:
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Setores de aplicação:
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Objetivo: A Realidade Virtual (RV) pode ser definida como sendo a forma mais avançada de interface do usuário de computador até agora disponível. Com aplicação na maioria das áreas do conhecimento, senão em todas. Por ter uma característica de aplicabilidade, é objetivo desta linha de pesquisa ser o suporte para o desenvolvimento de aplicações computacionais na resolução de problema na área de educação (RV na melhoria do aprendizado), na área da indústria (Simuladores) e outras. |