Extensão e Responsabilidade social
Quanto à extensão, o curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Jataí, apresenta a necessidade de implementar políticas de fomento ao desenvolvimento de atividades que permitam a maior integração da universidade com a comunidade. Nesse sentido, tais iniciativas podem incluir consultorias por parte de professores e alunos, parcerias entre instituição e empresas e desenvolvimento de projetos relacionados a empreendedorismo e a implantação de incubadoras de base tecnológica. Propostas que visam garantir melhoria da qualidade de vida da sociedade em que o curso está inserido, por meio não somente da geração de conhecimento como também da geração de riquezas.
Além destes aspectos, o curso convoca constantemente a comunidade a fazer parte e conhecer suas principais ações de construção do conhecimento. Os resultados destas práticas são apresentados a região em forma de mostras, seminários, gincanas e outros.
E, finalizando, o curso também entende seu papel na sociedade como transformador, analisando o conceito de Responsabilidade Social na sua totalidade.
Entre os projetos que estão ativos no curso podemos citar:
WTIc (Workshop sobre Tecnologias da Informação e Comunicação)
- Coordenadora: profa. Dra. Ana Carolina Gondim Inocêncio
- Resumo: O WTIc (Workshop sobre Tecnologias da Informação e Comunicação) é uma iniciativa do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Jataí, cujo intuito é aprimorar os conhecimentos técnicos de alunos, técnicos-administrativos, professores e terceirizados da UFJ e de outras instituições de ensino e profissionais da comunidade de Jataí e região, com respeito às atuais TIc (Tecnologias da Informação e Comunicação) disponíveis no mercado.
-
Coordenadora: profa. Dra. Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
-
Resumo: Para programar é necessário desenvolver a habilidade e criatividade para solucionar problemas reais. Neste sentido, o presente projeto visa desenvolver o “Escola de Games”, uma iniciativa que propende ensinar lógica de programação para jovens da comunidade, por meio da construção de games. Para tanto os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação - UFJ, com a supervisão dos professores e técnico administrativo (do referido curso), irão socializar os conhecimentos sobre programação, aprendidos na universidade, aos alunos matriculados no fundamental 2 de uma escola da rede pública de ensino. Assim sendo, um conjunto de ações será formatado, como por exemplo: a construção de materiais pedagógicos (com o auxílio dos professores da escola), ministrar cursos periódicos, proferir palestras e realizar a mostra dos projetos desenvolvidos. Para entrar em contato, mandei um e-mail para escoladegames@ufj.edu.br.
- Coordenador: prof. Me. Esdras Lins Bispo Júnior
- Resumo: O Jataí ACM SIGCSE Chapter tem como objetivo congregar os diversos atores em Jataí que trabalham de forma direta e indireta com a Educação de Computação. Professores de ensino básico, técnico e superior, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Computação e Educação estão entre o público-alvo do capítulos local. O propósito é fomentar a discussão sobre a ação e a formação destes atores em seus espaços de atuação, de forma a elevar a qualidade da Educação de Computação em Jataí e região.
Divulgação do curso de Ciências da Computação por Mídias Sociais
- Coordenadora: profa. Dra. Joslaine Cristina Jeske de Freitas
- Resumo: Mostra das atividades desenvolvidas pelos membros do curso de Ciências da Computação em redes sociais e canais de comunicação oficiais
Treinamento para Maratona de Programação
-
Coordenador: prof. Dr. Thiago Borges de Oliveira
-
Resumo: A Maratona de Programação consiste em uma competição anual, na qual um grupo de alunos deve apresentar soluções computacionais corretas e eficientes para um dado conjunto de problemas. Tal competição estimula a capacidade de resolver problemas rápida e eficientemente, uma das principais habilidades exigidas de um profissional de computação e áreas afins. Este projeto tem como objetivo capacitar alunos do curso Bacharelado em Ciências da Computação e áreas afins da UFG/Câmpus Jataí e de outras instituições de ensino superior da região para participarem dessa competição