XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho

Artigo completo de discente do BCC aceito no WSCAD 2016

Por Thiago Borges de Oliveira. Em 16/09/16 15:05. Atualizada em 16/09/16 16:07.

O BCC orgulhosamente parabeniza o discente Ariel Lauber de Paula Silva pelo aceite de artigo completo na trilha principal do WSCAD 2016.

O WSCAD é um evento anual que apresenta, desde o ano 2000, os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho e sistemas distribuídos. Na sua décima sétima edição o WSCAD será realizado na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.

O artigo entitulado "Avaliação Comparativa de Escalabilidade de Aplicações de Alto Desempenho em Nuvem Pública e Privada" é resultado do trabalho de conclusão de curso do aluno, orientado pelo Prof. Thiago Borges de Oliveira. O estudo realizado pelo aluno avaliou a escalabilidade de aplicativos distribuídos em nuvem pública, nuvem privada e em cluster físico.

A conclusão do trabalho indicou que apesar de conveniente para os pesquisadores, testar a escalabilidade de aplicações distribuídas em plataformas virtuais (nuvem pública ou privada) pode levar a interpretações incorretas ou imprecisas a respeito da escalabilidade de alguns tipos de aplicações distribuídas.

Artigos aceitos no WSCAD 2016: http://www.wscad-2016.ufs.br/pdfs/wscad_2016.pdf