Eraldo

Professor do IFG integra equipe vencedora de desafio internacional em linguística computacional

Por Renan Vinicius Aranha. Em 31/08/12 14:48. Atualizada em 20/05/13 21:05.

O professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí, Eraldo Rezende Fernandes, integrou equipe que sagrou-se vencedora de desafio internacional na área de linguística computacional. O pesquisador do IFG participou da equipe formada pelo orientador Ruy Milidiú (PUC-Rio) e Cícero dos Santos (IBM Research). O desafio é considerado o maior torneio mundial de linguística computacional.

A disputa, neste ano, exigia um projeto multilíngue que abrangesse três idiomas pré-estabelecidos: o árabe, o chinês e o inglês. “A cada ano o problema a ser resolvido pelas equipes é mais complexo e, pela primeira vez, uma equipe brasileira conquistou o primeiro lugar. Para se ter uma ideia do nível da competição, no ano passado, os campeões foram uma equipe da Universidade de Stanford”, destacou o professor Eraldo Fernandes.

Ainda de acordo com o professor, “o problema que resolvemos na competição consiste em identificar todas as referências para a mesma pessoa, ou à mesma empresa ou ao mesmo produto, em um dado documento”. Segundo ele, desta forma, programas de computador que extraem fatos de um texto, conseguirão extrair todos os fatos sobre alguém, mesmo que o nome da pessoa não seja citado completamente em algumas frases.

A equipe vencedora fez a apresentação de artigo que explica detalhes do sistema computacional campeão na Conference on Computational Natural Language Learning (CoNLL), realizada de 8 a 14 de julho na Coréia do Sul.

Linguística Computacional

De acordo com o professor do IFG, Eraldo Fernandes, Linguística computacional (LC) é uma área bastante abrangente que engloba as aplicações de tecnologias da informação (ou, simplesmente,
computação) para o estudo da linguagem humana.

Uma importante subárea da LC consiste na criação de programas de computador que são capazes de processar textos automaticamente com o intuito de realizar as mais variadas tarefas.

Sobre o professor

Eraldo Rezende Fernandes finaliza em setembro o doutorado em Informática pela PUC-Rio. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de ter sido beneficiado pelo IFG com licença remunerada durante todo o curso de doutorado.

O professor integra o quadro permanente e efetivo da Instituição como docente do IFG – Câmpus Jataí. O trabalho vencedor do desafio internacional teve a orientação do professor Ruy Milidiú, que também orienta o professor Eraldo Fernandes no doutorado.

Para saber mais, acesse http://conll.cemantix.org/2012/.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social/Reitoria do IFG