maratona-programacao

Inscrições abertas para a XVII Maratona de Programação em Goiânia

Por Renan Vinicius Aranha. Em 18/07/12 10:35. Atualizada em 18/07/12 11:25.

Evento acontece em Goiânia

Prezados,

Convidamos a sua instituição a participar da XVII Maratona de Programação. A inscrição na XVII Maratona de Programação pode ser feita com desconto até o dia 30/07. Veja nos endereços www.maratona.inf.ufg.br e maratona.ime.usp.br maiores detalhes sobre como proceder para realizar a inscrição de suas equipes.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 (neste ano ocorre a XVII edição). A Maratona é uma competição classificatória (realizada em duas fases) para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest. A primeira fase (etapa regional eliminatória) é disputada em várias sedes distribuídas por todo o país e os melhores times dessas sedes se classificam para a Final Brasileira da competição. Este ano a fase final ocorrerá dias 09 e 10/Nov em Londrina e será organizada pelo Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina.

A Maratona de Programação é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). O objetivo da Maratona de Programação é reunir em um mesmo ambiente estudantes da área de computação, de forma que os mesmos, além de competir de uma forma saudável, possam:

- interagir com outros competidores de outras instituições e demonstrar suas capacidades de resolver problemas, programar e trabalhar em grupo;

- desenvolver um raciocínio rápido, de forma a lidar melhor com problemas computacionais de variadas complexidades;

- buscar conhecer o máximo de recursos das linguagens de programação; e

- se sentir motivados a estudar tópicos avançados da computação.

Com o intuito de contribuir para a formação e descoberta de novos talentos, mais uma vez, o Instituto de Informática da UFG será uma das sedes regionais da primeira fase da Maratona de Programação. Como sempre tem ocorrido, nesta e nas edições futuras deste evento, pretende-se reunir os melhores alunos das Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás e até mesmo de estados vizinhos.

Para facilitar a divulgação de notícias, treinos e tudo mais relacionado com a Maratona de Programação, criamos a página da Maratona em Goiás no Facebook (http://www.facebook.com/maratonago). Nessa página pode ser encontrado um histórico sobre a maratona, assim como anuncios de treinos abertos e eventos oficiais. Além disso, criamos um grupo de discussão sobre a Maratona em Goiás (http://www.facebook.com/groups/maratonago/), o qual é um ambiente mais ativo, destinado a discussões de problemas, divulgação de competições externas e tudo mais relacionado ao treinamento para competições de programação.

Atenciosamente,

Humberto Longo