Projetos Cadastrados

Por Marcos Wagner. Em 23/12/11 00:06.

Ano: 2010
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

01. Título: Implementação de Sistema de Gestão dos Processos de Avaliação dos Docentes na Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (CAJ/UFG).

Período: de março/2010 a dezembro/2011 (128 horas por ano).

Responsável: Prof. Wanderley de Souza Alencar, MSc.

Parceiro Institucional: CAD - Comissão de Avaliação Docente do CAJ/UFG.

Acadêmicos Vinculados ao Projeto:

Rafael Tomaz Parreira (voluntário - 64 horas por ano).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Título

Número

 ENGINE DE CAPTURA DE MARCADORES NATURAIS EM TEMPO REAL EM SISTEMAS DE REALIDADE AUMENTADA

 34678

 

 

Coordenação

Matrícula SIAPE

Nome do Coordenador

 1719186

 MARCOS WAGNER DE SOUZA RIBEIRO

   

 

 

 

Vínculos - COM VÍNCULO

Vinculado a um Grupo de Pesquisa do CNPQ

Sigla / Nome da Instituição

Grupo de Pesquisa do CNPQ

 UFG / UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

 GRUPO DE PESQUISA PURA E APLICADA EM REALIDADE VIRTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

   

 

 

 

Dados do Projeto

Data de Início

Data de Finalização

Carga Horária

 13/10/2009

 20/12/2011

 300

 

Palavra Chave 01

Palavra Chave 02

Status

 Reconhecimento

 Realidade Aumentada

 EM ANDAMENTO

 

Resumo do Projeto

 A maior parte das ferramentas para desenvolvimento de sistemas de Realidade Aumentada (RA) oferece funções para reconhecimento de imagens específicas que possibilitam a inserção de objetos virtuais no ambiente real, no entanto esta situação torna o ambiente estático e dependente do pré-cadastro destas imagens, denominadas na maioria destas ferramentas de marcadores. De acordo com a literatura quanto maior for a gama de recursos de dinamismo em ambientes de Realidade Aumentada, melhor será a sensação de realismo na relação de objetos reais e virtuais. Neste contexto, a biblioteca mais comum e simples, sendo considerada por alguns pesquisadores limitada, é a biblioteca ARToolkit. Porém em sua versão original, esta biblioteca limita-se a identificação de marcadores, trocando-os por objetos virtuais, usando como principal dispositivo de captura de imagens uma webcam. Desta forma, apresenta-se neste projeto, a proposta de um método para delimitação de uma área da imagem capturada pela webcam ou até mesmo um HMD , gravação da mesma e principalmente a criação de um algoritmo de aprendizado e generalização da imagem por meio do uso de técnicas de Redes Neurais Artificiais para reconhecimento da imagem em outros pontos de vista da câmera.

   

 

 

 

Participantes

Servidores

 

Tipo

CPF

Tipo

Matrícula

Nome

PARTICIPANTE

035.400.556-14

DOCENTE

411711

LAURENCE RODRIGUES DO AMARAL

PARTICIPANTE

947.719.011-04

DOCENTE

403398

LUCIANA DE OLIVEIRA BERRETTA

PARTICIPANTE

690.616.291-87

DOCENTE

411802

FABRÍZZIO ALPHONSUS ALVES DE MELO NUNES SOARES

Alunos

 

Nome

Matrícula

Ano

Tipo

VANESSA AVELINO XAVIER DE CAMARGO

080184

0

GRADUAÇÃO

THAMER HORBYLON NASCIMENTO

090719

0

GRADUAÇÃO

ANDRE BEVILAQUA

080162

0

GRADUAÇÃO

BRUNO MORAES ROCHA

090679

0

GRADUAÇÃO

EMILIA ALVES NOGUEIRA

094985

0

GRADUAÇÃO

RAFAEL TOMAZ PARREIRA

090714

0

GRADUAÇÃO