notPPC

PPC 2022

Por Franciny Medeiros Barreto. Em 15/08/22 12:32. Atualizada em 15/08/22 12:42.

Novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciência da Computação é aprovado.

O Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento de gestão de natureza acadêmica baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e demais normativas, internas e externas à Instituição de Ensino Superior (IES). O PPC orienta o currículo para o perfil do egresso/profissional desejado, definindo as concepções pedagógicas e metodológicas, além das estratégias para o ensino e a aprendizagem. Pode-se dizer que o PPC constitui a identidade do curso, considerando a intencionalidade, os objetivos educacionais, profissionais, sociais e culturais, observadas as competências e habilidades pretendidas para o formando, demonstrando a reflexão sobre as ações e as formas de intervir na realidade.

O PPC é elaborado e mantido pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. O NDE de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. 

O último PPC aprovado no curso foi em  2012. Porém, no ano de 2018, uma década após o início do curso, o corpo docente, por meio do NDE, após planejamento baseado em levantamento e análise de indicadores do curso, das disciplinas e do desempenho acadêmico, concluiu como necessária a atualização do PPC. Nesse sentido, o NDE trabalhou nos últimos anos para a elaboração da atualização do PPC. E então, no dia 29 de junho, foi aprovado o novo PPC para o curso de Ciência da Computação.

Dentre as novidades, uma readequação dos componentes curriculares (ementa, fluxo sugerido, pré-requisitos, optativas) foi elaborada. Nos primeiros períodos, o discente vivenciará experiências que o permitirão conhecer a sua futura área de atuação, o dinamismo do mercado de trabalho, as interações sociais das quais participará, além de ser imerso no empreendedorismo e inovação, mudanças essas que permitirão uma definição mais precoce de sua futura carreira na computação e espera-se, também, corresponder melhor às expectativas que o discente possui quando ingressa no curso, motivando-o e facilitando a sua adaptação ao ensino superior. 

A gente separou algumas questões que podem surgir a respeito do novo PPC. Confira abaixo.

- Quando o PPC 2022 será implantado?

A partir do primeiro semestre do ano letivo de 2022. Isso significa que os alunos que entrarem no curso a partir desse período seguirão as diretrizes do novo PPC.

- O que mudou no PPC 2022 em relação ao PPC 2012?

Muitas coisas foram atualizadas no PPC 2022 para suprir lacunas a respeito da legislação, estratégias pedagógicas e o ensino na área da computação. Em especial podemos citar que uma das principais mudanças foi a da grade curricular do curso e a inserção da curricularização da extensão

  • A grade curricular diz respeito às disciplinas estudadas ao longo do curso, bem como a carga horária de cada disciplina, os pré-requisitos e o período correspondente).  
  • A curricularização da extensão é um novo conjunto de atividades que serão realizadas pelo discente durante os seis primeiros períodos, sob orientação dos professores, cujo público alvo é a sociedade. Tais atividades incluem projetos científicos ou tecnológicos, cursos oferecidos à sociedade, eventos, prestação de serviços, além de outros.

- Sou veterano, preciso cursar as disciplinas do PPC 2022?

Não. A nova grade curricular será aplicada apenas para os estudantes que entrarem a partir de 2022-1.

- Sou veterano, posso migrar da grade curricular do PPC 2012 para a nova grade do PPC 2022?

A princípio não indicamos a mudança para a grade nova devido ao aumento da carga horária. Pode ser que, ao fazer a migração para a nova grade, o aluno aumente o tempo de curso.

- As disciplinas do PPC 2012 deixarão de ser ofertadas?

Enquanto houver no curso estudantes que pertencem a grade curricular definida pelo PPC 2012, as disciplinas continuarão sendo ofertadas normalmente. 

- Estou inserido no PPC 2012, posso cursar disciplinas do PPC 2022 e aproveitá-las no meu currículo?

Para aproveitar uma disciplina do PPC 2022 é preciso que ela seja equivalente a alguma disciplina da grade curricular do PPC 2012 (carga horária e ementas equivalentes). Para saber se existe equivalência entre as disciplinas e se é possível cursá-la, leia o PPC 2022 (inserir link) e consulte a Coordenação do Curso/NDE.

- Ainda tem dúvidas? Então nos mande um e-mail: computacao@ufj.edu.br