GeoI

Discentes do BCC têm artigos aceitos no GEOINFO 2019

Por Eduarda Mignoni. Em 07/10/19 09:42. Atualizada em 07/10/19 09:44.

O BCC orgulhosamente parabeniza os discentes Guilherme Silva Tonon e Murilo Cunha dos Santos pelo aceite para publicação de artigos relacionados a seus trabalhos de final de curso no GEOINFO 2019 (http://www.geoinfo.info/geoinfo2019).

GEOINFO é um evento anual que apresenta, desde 1999, resultados de pesquisa em Ciências da Informação Geográfica e áreas correlatas. Este ano, a vigésima edição do evento será realizada nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na cidade de São Bernardo do Campo, SP.

O trabalho do Guilherme, intitulado "Métodos de Distribuição de Dados para Processamento Distribuído de Multijunções Espaciais", foi aceito como resumo expandido (short paper) e apresenta um novo método para distribuição de dados espaciais em cluster de computadores. O método proposto é fundamentado em uma customização de um algoritmo de estrutura de dados avançado, conhecido como R0-tree, e permite acelerar o processamento de consultas de multijunção espaciais enquanto também reduz o tráfego de dados na rede de interconexão.

O trabalho do Murilo, intitulado "Histograma Intermediário de Euler para Estimativa de Seletividade de Multijunções Espaciais", também aceito como resumo expandido (short paper), apresenta uma técnica para construção de histogramas espaciais intermediários fundamentada em um conhecido teorema de Euler para grafos. O histograma intermediário proposto poderá ser usado durante o planejamento do processamento de consultas de multijunção espacial para aprimorar a estimativa de seletividade e decidir por formas de execução com menor custo computacional. O trabalho foi desenvolvido durante sua participação no programa PIBIC 2018/19 e aprimorado em seu projeto de final de curso.

Ambos os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento e Integração de Estruturas de Dados e Algoritmos para Processamento Eficiente da Multijunção Espacial em Sistemas Distribuídos"sob coordenação do Prof. Thiago Borges de Oliveira, professor do BCC.

A lista de artigos aceitos no GEOINFO 2019 será disponibilizada em breve no endereço: http://geoinfo.info/geoinfo_series.htm