Extensão e Responsabilidade social

Por Renan Vinicius Aranha Atualizado em 28/03/17 10:45.

Quanto à extensão, o curso de Ciências da Computação do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás, apresenta a necessidade de implementar políticas de fomento ao desenvolvimento de atividades que permitam a maior integração da universidade com a comunidade. Nesse sentido, tais iniciativas podem incluir consultorias por parte de professores e alunos, parcerias entre instituição e empresas e desenvolvimento de projetos relacionados a empreendedorismo e a implantação de incubadoras de base tecnológica. Propostas que visam garantir melhoria da qualidade de vida da sociedade em que o curso está inserido, por meio não somente da geração de conhecimento como também da geração de riquezas.

Além destes aspectos, o curso convoca constantemente a comunidade a fazer parte e conhecer suas principais ações de construção do conhecimento. Os resultados destas práticas são apresentados a região em forma de mostras, seminários, gincanas e outros.

E, finalizando, o curso também entende seu papel na sociedade como transformador, analisando o conceito de Responsabilidade Social na sua totalidade.

Dentre as ações que o curso desenvolve e participa, pode-se citar:

1 - Espaço das Profissões - Evento realizado pela universidade para apresentar à comunidade, especificamente para alunos do ensino médio, o papel de cada profissão associada a cada curso de graduação.

2 - Winfo - Programa que visa aprimorar os conhecimentos técnicos de alunos, técnicos-administrativos, professores da UFG, bem como à comunidade de Jataí e região.

3 - Mostra de Algoritmos - Evento que acontece concomitante ao Espaço das Profissões e que tem por objetivo apresentar os primeiros artefatos criados pelos discentes do curso e por conseguinte, estimular aos estudantes que visitam o estande do curso de Ciência da Computação.

4 - Maratona de Programação - Programa que visa estimular estudantes e comunidade externa no desenvolvimento de soluções computacionais.

5 - Aula Magna - Evento que ocorre na primeira quinzena do ano letivo e que tem por objetivo recepcionar os alunos recém ingressantes.